sexta-feira, 23 de julho de 2010

MATEMÁGICA

Na tarde de sexta-feira (16), o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou o Encontro de Formação Continuada aos professores de matemática no auditório do Centro Administrativo Municipal.

O Professor Doutor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ricardo Fajardo, ministrou a palestra que teve como proposta buscar estratégias para superar as dificuldades encontradas na disciplina em sala de aula.

Ricardo, acompanhado das acadêmicas do curso de matemática, Lidiane Ruviaro e Natália Alessandra Kegler, destacou estratégias para a aplicação da Matemágica em sala de aula, projeto que é desenvolvido pela UFSM. O professor apresentou exercícios de lógica com números e baralho com o intuito de facilitar o trabalho dos educadores.

Confira dois dos exercícios propostos durante o encontro de professores:


1º exercício:


- Escolha um número natural;


- Multiplique-o por 2;


- Ao resultado, some 27;


- Ao resultado, some o número escolhido inicialmente;


- Ao resultado, subtraia 6;


- O resultado obtido deve-se dividir por 3;


-Informando o resultado da divisão, o professor adivinha o número natural escolhido inicialmente.





2º exercício:


- Escolha um número com três algarismos distintos e não nulos;


- Inverta-o (de trás para frente), por exemplo, se o número escolhido foi 312 troque-o para 213;


- Diminua o maior do menor;


- Do resultado obtido soma-se seus algarismos e se obtêm o número final;


- O professor pega o baralho e inicia uma contagem das cartas;


- O aluno deve solicitar que o professor termine a contagem quando alcançar o número final encontrado e segurar a carta que equivale ao número;


- Por fim, o professor adivinha a carta que está nas mãos do aluno.



SE VOCÊ GOSTOU DESSES DESAFIOS, POSTE UM COMENTÁRIO COM O RESULTADO DO 1º EXERCÍCIO  QUE NÓS LHE DAREMOS O NÚMERO INICIALMENTE ESCOLHIDO!









4º FESTIVAL CID LEGAL CANTA E DANÇA

PARTICIPAÇÃO DA JÚLIO DO CANTO NO
FESTIVAL CID LEGAL CANTA E DANÇA

A EMEF Júlio do Canto dá continuidade às atividades que fazem parte da Gincana Cultural que teve início no último dia 10. Na manhã do dia 16 de junho, a escola realizou duas tarefas relacionadas com os temas que envolvem “Educação Fiscal”. A coordenadora adjunta do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), Helaine Simon e o tutor do PMEF, Neimar Iop ajudaram na avaliação das tarefas.
Cinqüenta estudantes, divididos em dez equipes, realizaram a apresentação de paródias e poesias para professores, colegas e comissão julgadora que foi composta pelos integrantes do PMEF e pelas professoras Inês Negrini e Lígia Fellipa da comissão organizadora. Cada equipe cantou e declamou as poesias criadas pelos próprios alunos com base nos temas trabalhados em sala de aula.
Na mesma ocasião, foi selecionada a paródia e a poesia de uma equipe que irá representar a escola na etapa regional de Camobi do 4º Festival Cid Legal Canta e Dança, promovido pelo PMEF. As alunas que representarão a escola e os demais colegas produziram texto e música com relação aos seguintes temas, Cidadania, fiscalização, combate à sonegação e contribuição.
Inês afirma que a gincana colabora para a melhoria no relacionamento entre alunos e comunidade. De acordo com a professora, os estudantes demonstram bastante interesse na realização das tarefas propostas pela escola, “Eles estão sempre nos procurando para tirar dúvidas, dar sugestões e dando a opinião, com relação à gincana”.
Depois de finalizadas as tarefas, os alunos fizeram a entrega das notas fiscais arrecadadas que contribuirão para a soma total nos pontos das equipes. Os documentos serão destinados para o Programa “A Nota é Minha”. A diretora Ruth Terezinha Lopes entregou para os líderes o restante das tarefas que serão realizadas até o mês de agosto, quando se encerra a gincana.








.






quinta-feira, 22 de julho de 2010

4º FESTIVAL CID LEGAL NA EE CEL PILAR

No dia 15 de julho aconteceu a eliminatória na EE Cel Pilar.
Segue a descrição das músicas e a fotos.


1- Turma 11 – Prof. Tania – oh! Como vai tua vó?


A música salienta a inclusão na terceira idade e destaca as dificuldades e as potencialidades que manifestam-se ao longo da vida. Simulando uma viagem de trem os alunos destacam a importância dos meios de transporte e da educação fiscal no processo de convivência..



2 – T12 Prof Carmelinda - Música: Rebola Bola

A música rebola bola destaca a importância do turismo na vida e na economia das cidades pois a industria do turismo consegue gerar trabalho, emprego e renda de forma saudável melhorando a qualidade de vida dos povos.



3 – T 21 – Prof. Heloisa – Música Nega Maluca

A música nega maluca demonstra a importância dos ingredientes e do envolvimento das pessoas para produzir um bolo gostoso.. Farinha, leite, ovos, chocolate, fermento e azeite são fundamentais para a sua execução, mas sem a mistura delicada e carinhosa da cozinheira não tem como conseguir prosuzir nega maluca.



4 – T 22 – Prof. Eunice – Música Festa do Interior

Na festa do interior resgata-se um pouco da nossa historia. No interior após a colheita e a venda dos produtos, os agricultores reuniam-se para festejar, colocavam as suas melhores roupas e iam a festa na intenção de arrumar uma namorada, contratar um casamento, conversar sobre os negócios e as futuras safras.



5 – T 31 – Prof. Medianeira – Música: Verde tem que ter verde

Nesta música denuncia-se o descaso do ser humano com a natureza pois a ganância econômica esta levando a destruição do planeta terra. É preciso parar e pensar sobre estas questões: Será que o homem não quer verde? Será que prefere viver em cima das pedras? Como vai respirar?



6 – T 41 – Prof. Mª Amélia – Música: Negro gato

Na música o negro gato destaca-se o preconceito, a exclusão e a degradação do ser humano. Devido a falta de uma educação de qualidade fundamentada em valores e princípios para a ética envolvem-se com as questões ilícitas, a corrupção e a sonegação de impostos pela falta de informações e conhecimentos doferecidas pela educação fiscal. A partir desta música chama-se a atenção das autoridades para a necessidade de uma educação de qualidade, voltada a cidadania de modo que leve as pessoas a aprender a aprender, a fazer, a viver e a conviver de forma saudável para construir um mundo e um futuro bem melhor.

ESCOLA PINHEIRO MACHADO


ESCOLA PINHEIRO MACHADO FAZENDO A SUA PARTE

A EMEF Pinheiro Machado com os alunos do 6º ano, da diretora Lazi Martins e da vice-diretora Isônia Grutzmacher fazendo a entrega das notas fiscais arrecadadas pelos alunos à coordenadora da APAE Mara Pivetta.





FESTA JUNINA na EMEF Pinheiro Machado








quarta-feira, 7 de julho de 2010

MAIS UMA PRODUÇÃO, TODOS AJUDANDO.... 26/05/2010


Com a mão na massa!
Moldando as bolachas!

Hum, saindo as bolachas do forno!


Hora de embalar!

Embalando!

Etiquetas!


"TRABALHO EM CONJUNTO..."

resultado

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Com a mão na massa "REBOLACHA"

"Vamos lá! Tá na hora de colocar a mão na massa"

em 19/05/2010



Procurando alguma coisa?