sexta-feira, 15 de outubro de 2010

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

4º FESTIVAL CID LEGAL CANTA E DANÇA

Crianças de 05 anos brincam e também aprendem sobre educação fiscal

 DEPENDE DE NÓS A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA!

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) trabalha com educadores e estudantes das escolas de Santa Maria e Região Central do Estado. A Escola Municipal de Educação Infantil CAIC é um dos exemplos que busca desenvolver, principalmente na criança, a consciência para o pleno exercício da cidadania e atinge esse objetivo com a ajuda da família, participando ativamente com a garotada.
No dia 10 de setembro, Helaine Simon, coordenadora Adjunta do PMEF e Rozania Rosa, disseminadora de Educação Fiscal estiveram EMEI CAIC, onde acompanharam um pouco do trabalho que a escola está realizando com base em temas relacionados à “Educação Fiscal”.
A equipe diretiva e professoras sentem-se motivadas quando participam das ações promovidas pelo PMEF. Todas as turmas da escola estão voltadas e unidas para esse tema. Na ocasião, os alunos apresentaram uma dança, com 16 alunos, organizada pela professora Rejane, de Educação Física, que irá participar do 4º Festival Cid Legal Canta e Dança.
Na coreografia sobrou graça, sorriso e organização, pois todos aguardavam sua vez de maneira tranqüila e descontraída. Outro destaque foi o trabalho de inclusão social realizado pela escola e pelas crianças, que brincam e vibram com todos, não existindo diferenças.
A professora Fernanda Silva de Vargas – pré B, fez um mascote chamado “Amigo Fiscalito” e cada dia , uma criança leva para casa e, posteriormente, relata no caderno com os pais o dia do amigo em seu lar.
O público de aproximadamente 200 crianças aplaudiu os coleguinhas que dançaram e mostraram que serão cidadãos ativos, sabedores de seus direitos e deveres.
A escola e toda a equipe estão mais uma vez comprometidas com a cidadania e o bem estar da comunidade.













PMEF na TV CAMPUS

Programa Educação Fiscal na TV CAMPUS

O Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria (PMEF), iniciou no mês de agosto, a apresentação do Programa Educação Fiscal na TV CAMPUS, da Universidade federal de Santa Maria – UFSM, sendo apresentado pela Jornalista Carine Prevedello e produzido pela equipe do PMEF. O Programa é exibido ao vivo, quinzenalmente, nas quintas-feiras a partir das 14 horas.
No primeiro Programa, dia 26/08, participaram a Coordenadora Geral do PMEF, Rosaura Vargas, e o Reitor da UFSM, Prof. Felipe Muller, que abordaram sobre a importância do Programa de Educação Fiscal chegar a Universidade. O reitor salientou o pioneirismo da UFSM, pois neste ano completa 50 anos de fundação, tendo sido a primeira Universidade Federal fora do eixo das capitais, e hoje ser a primeira Universidade Pública a implantar o Programa de Educação Fiscal.
No programa do dia 09/09, participaram a Pró-Reitora Adjunta de Planejamento da UFSM, Profª. Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, e o Secretário de Município das Finanças, Prof. Antonio Carlos F. V. de Lemos.
O Secretário Lemos falou sobre a criação do PMEF em Santa Maria e a relação que o Programa tem com as escolas, pois considera fundamental para o desenvolvimento da Nação termos crianças e jovens sendo preparados para o exercício da cidadania. Salientou também a participação do PMEF na implantação, em Santa Maria, do Observatório Social.
Foi, mais uma vez lembrado, o pioneirismo da UFSM pela Professora Lúcia, pois a transparência, para o acompanhamento dos gastos públicos, nas ações da Universidade, é uma das prioridades na administração do Reitor Felipe Muller. Lembrou também da inclusão do tema Educação Fiscal no Plano Nacional de Educação, aprovado no início deste ano. Foi amplamente discutida e enaltecida o expressivo número de servidores da UFSM que estão participando do Curso de Disseminadores.
O programa tem sua reprise nesta quinta-feira, as 23h30min, e na próxima segunda-feira, as 20horas, além de ser apresentado em horários alternativos durante o final de semana.
O Programa Municipal de Educação Fiscal tem mais um canal de comunicação a disposição da comunidade, é o TWITTER: educafiscalsm
As demais ações podem ser acessadas através do sitio virtual www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal
e nos blogs http://educacaofiscalsantamaria.blogspot.com/ e http://educacaofiscalsm.blogspot.com/ , ou fazer contato pelo e-mail educacaofiscal@santamaria.rs.gov.br e pelo MSN radioeducacaofiscal@gmail.com.




Procurando alguma coisa?