CONFIRA AS FOTOS DO EDUCAÇÃO FISCAL EM CENA
Na tarde do dia 17 de novembro de 2011, no Clube Caixeiral, aconteceu o projeto 4º Educação Fiscal em Cena, que são mostras de teatro apresentadas pelas escolas de Santa Maria. Este projeto destina-se a divulgar trabalhos de prática teatral sobre o tema educação fiscal, desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental e médio, de instituições que participam do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). A iniciativa tem a parceira da Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª Coordenadoria Regional de Educação e Câmara Municipal de Vereadores.
A abertura do evento ficou por conta do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria. Os estudantes interpretaram o Hino Nacional e o Hino Riograndense. Após, eles encenaram o espetáculo Que país é esse?. A peça foi trabalhada a partir da criação de textos sobre a fiscalização e a cobrança feita pelo cidadão perante o governo. O trabalho foi realizado em sala de aula, nas disciplinas de Geografia e Português, ministradas pelas professoras Angelita Scalamato e Roseclei Sanchotene.Na sequência, a Escola Municipal de Ensino Fundamental junto ao CAIC Luizinho de Grandi fez a apresentação da peça teatral “A reconquista de um aluno”, dirigida pela professora Izane Dalla Nora. Segundo a professora de artes, o objetivo foi mostrar para as pessoas que todos perdem com a evasão escolar.
A Escola Estadual Almiro Beltrame apresentou a peça Todos ganham por ser honestos, também dirigida pela professora Izane Dalla Nora. Já a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paim de Oliveira dramatizou a montagem As charqueadas e a problemática dos impostos na economia do Rio Grande do Sul, coordenada pelas professoras Sônia de Grandi e Ruth Marques.
Segundo as estudantes Andréia Rossi e Luciana Silveira, participar da dramatização de um período histórico do Rio Grande do Sul foi bem importante. “É bem interessante, porque relembrou momentos importantes do passado”, afirmam as meninas.
Já o tema da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourenço Dalla Corte foi o meio ambiente. A peça intitulada Lixo é no lixo, foi dirigida por Cátia Carvalho da Silva. O espetáculo teatral encerrou com a apresentação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bandeira Medina, com a peça Nota Fiscal, dirigida por Solange Dalvati e Mari Fernandes.
Ao todo foram seis apresentações que passaram ao público presente mensagens de direitos e deveres, de repúdio as corrupções, a má aplicação dos recursos públicos, a sonegação de impostos e, através da arte, chamaram a atenção das pessoas para a busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
Texto: Acad. Jorn. Evelyn Paz
Fotos: Daniel Bueno e Lisiane Guterres