PROJETO

POVO ESCLARECIDO COMANDA SEU DESTINO


O Programa Municipal de Educação Fiscal preocupado em desenvolver a conscientização dos cidadãos em relação à tributação e a cidadania, desenvolve um projeto de microempresa, junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental CAIC – Luizinho De Grandi. O objetivo visa além da missão do PMEF “Conscientizar a sociedade, através da escola, da função sócio-econômica do tributo, buscando despertar no cidadão a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública tendo em vista o benefício de toda a população”, apoiar a escola nas atividades pedagógicas já que o PMEF tem o apoio dos professores e está em acordo com o programa das disciplinas.

Entre os objetivos do projeto destacam-se possibilitar ao aluno um conhecimento para que possa buscar a autossustentação, evitar a evasão escolar, apoiar a escola no seu projeto pedagógico, mostrar a necessidade do estudo, facilitar e exercer o papel de mediador, desenvolver atividades em equipe e conscientizar o aluno a respeito do valor do patrimônio público.

No decorrer do projeto, os alunos ficarão responsáveis pela aquisição de matéria prima, por meio da tomada de preço, confecção do produto final, controle de estoque, reposição de material, administração geral, marketing e recursos humanos. Os produtos serão produzidos e vendidos pelos estudantes, sendo que com a arrecadação do capital, deverá ser feita a substituição do material gasto, distribuição dos salários e o controle de toda tributação para suprir o gerenciamento da mesma.

Nesse processo, o aluno terá que administrar o planejamento das atividades, além de priorizar através de relatório, os gastos de maneira que possa provar a sustentabilidade, calcular as despesas e aplicar o capital para que possa organizar as necessidades financeiras da empresa. Desse modo, as quatro operações matemáticas (na prática) serão desenvolvidas entre as habilidades indispensáveis para a conclusão do trabalho.

Diante do exposto, o valor dos tributos deverá ser destinado a uma entidade sem fins lucrativos e os alunos concluíram que é viável o registro da empresa junto aos órgãos competentes. Demonstraram interesse e solicitaram palestras para concretizar o objetivo.

DEPOIMENTOS:
Os estudantes mostram a satisfação a respeito da realização do projeto de Microempresa promovido pelo Programa Municipal de Educação Fiscal:

“Aprendi que o que a gente fizer com união e boa vontade tudo dá certo. Aprendi a conviver com pessoas difíceis.” Cleonice Cavalheiro;

“Para mim o curso está sendo ótimo porque estamos aprendendo coisas novas e aprendendo a trabalhar em grupo está ótimo. Experiência nova.” Antônio Alexandre Dias;

“Eu achei muito bom tudo o que eu estou aprendendo no curso. Eu achei muito bom as oportunidades oferecidas para todos nós. Eu agradeço a vocês professoras. Adorei tudo isso! Vamos aprender cada vez mais todos juntos.” Letícia Ferreira Pinto;

“Considero o curso como algo a mais que aprender a conviver em grupo, mais que fazer amizade, mas sim uma aula para toda a vida. As pessoas são maravilhosas.” Isabel Silveira;

“O projeto é um sonho que se realiza na minha vida. Um aprendizado inesquecível.” Clélia Cavalheiro de Souza;

“Quero continuar a empresa com meus colegas.” Clélia Cavalheiro de Souza.








em




Procurando alguma coisa?