Nessa terça (10), a prefeitura de Santa Maria recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Gestor Público pela continuidade do Programa Municipal de Educação Fiscal. O Programa Municipal de Educação Fiscal – PMEF – desenvolvido desde 2002, realiza junto às escolas da rede municipal diversas atividades em torno do objetivo de conscientizar a sociedade. Através da escola ao trabalhar a função sócio-econômica do tributo. Além disso, busca o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, tendo em vista o benefício da população.Durante esses anos, o Programa de Educação Fiscal de Santa Maria tornou-se referência nacional, obtendo, inclusive, reconhecimento internacional (vide: http://www.eurosocialfiscal.org/index.php/enlaces/listar/pagina/23). A fim de cumprir com sua missão, o PMEF, não só mantém a continuidade de ações como palestras nas escolas, seminários, exposições, oficinas, como também introduz inovações a cada ano, tais como a página virtual, o informativo bimestral, o “Festival Cid Legal Canta e Dança” – Festival de Danças e Paródias, que encerrou no dia 04 de novembro; e, neste ano, o Blog da Educação Fiscal, o Festival de Teatro – “Educação Fiscal Em Cena” e o “Prêmio Estudante Cidadão”, cuja premiação ocorreu no último domingo, no Pavilhão de Inovação da FEISMA.O representante do Programa Municipal de Educação Fiscal, Neimar Iop, enfatiza que o prêmio é uma vitória de todas as escolas do Município que desenvolvem diariamente a atividades de Educação Fiscal, através do trabalho voluntário de seus professores e dos inúmeros parceiros que o Programa conquista a cada dia.
O QUE: Entrega de troféus e medalhas do Prêmio Estudante Cidadão QUANDO: Dia 08 de novembro, às 17 horas ONDE: Auditório do Pavilhão de Inovação da FEISMA/2009 PÚBLICO: Estudantes e professores envolvidos com os projetos, Comunidade em geral.
PRÊMIO ESTUDANTE CIDADÃO
Aconteceu, no último domingo, no Pavilhão de Inovação da FEISMA/2009, a cerimônia da entrega de troféus do Prêmio Estudante Cidadão. Há oito meses quatro escolas de Santa Maria inscritas no Prêmio Estudante Cidadão vinham desenvolvendo projetos em suas escolas e comunidades com o objetivo principal de construir cidadania. No domingo, ocorreu a cerimônia de reconhecimento, onde foram apresentados ao público cada um dos projetos desenvolvidos. Os estudantes e professores envolvidos receberam os troféus e medalhas como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Prestigiaram os projetos apresentados no evento, realizando a entrega dos troféus e medalhas aos professores e estudantes envolvidos nos projetos, Alexandre Rampelotto, Delegado da Receita Federal do Brasil; o prefeito Municipal César Schirmer; Antônio Carlos Lemos, Secretário de Finanças do Município e Cezar Busatto, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos do Município. O Prefeito Cesar Schirmer ficou emocionado com os depoimentos dos estudantes que participaram do projeto, salientando a importância apoiar de iniciativas como essas para desenvolver uma sociedade mais justa e fraterna. Para o Programa Municipal de Educação Fiscal, promotor do evento, a prática da cidadania ocorre no cotidiano, demonstrada na relação dos estudantes entre si, entre estes e seus mestres, entre vizinhos, nas relações de troca e nas relações de cada cidadão com seu ambiente, seja ele o ambiente natural (meio ambiente) ou artificial (escolas, praças, vias públicas). Por isso, é papel da educação proporcionar a reflexão sobre essas relações, bem como estimular atitudes em que o próprio cidadão se coloque na posição de responsável por seu destino e como um ser capaz de influenciar positivamente o destino de sua comunidade. O Prêmio Estudante Cidadão foi elaborado visando cumprir parte deste papel, trazendo a educação para além dos limites físicos da escola, estimulando, assim, o exercício pleno da cidadania entre os educandos.
PREMIAÇÃO:
EMEF CAIC Luizinho De Grandi Projeto: Webquest: Educação Fiscal – Estudante Cidadão PRÊMIO – TEMA DESTAQUE: Função Social dos Tributos
EMEF Irmão Quintino Projeto: Cuidando da Vida PRÊMIO – TEMA DESTAQUE: Questão Ambiental
EMEF Padre Nóbrega Projeto: Construindo Cidadania PRÊMIO- TEMA DESTAQUE: Orçamento Público e Participação Popular
EMEF Pão dos Pobres Projeto: Cidadão atento, aprendendo valores PRÊMIO – TEMA DESTAQUE: Função Social dos Tributos
RESUMO DO PROJETOS/PRÊMIO ESTUDANTE CIDADÃO:
EMEF CAIC Luizinho De Grandi, com o projeto da “Webquest: Educação Fiscal – Estudante Cidadão”- Como motivação inicial, foi elaborada uma Webquest com o objetivo de orientar o trabalho de pesquisa sobre o assunto proposto. Os alunos se concentraram na Sala de Informática, onde, através de sites previamente pesquisados, puderam complementar seus conhecimentos sobre sua postura como cidadãos conscientes. Após o trabalho de embasamento teórico foram realizadas entrevistas na comunidade e constatados vários problemas que afligem a comunidade, tais como: falta de saneamento e pavimentação. Durante o processo foi proporcionado que cada aluno entendesse como se dão as relações de poder e cidadania na sociedade e que possam exercer seu papel de cidadão, enquanto contribuintes na construção de uma nação solidária.
EMEF Irmão Quintino, participando com o projeto “Cuidando da Vida” O Projeto Cuidando da Vida foi inscrito no Prêmio Estudante Cidadão em 2009, porém iniciou em 2007 e foi dividido em 4 etapas: 1. NOSSA VIDA, NOSSA VILA (2007, 2008, 2009) - Objetivo: Conhecer e atuar positivamente na sociedade, reforçando a importância de cuidar do patrimônio da escola, assim como de todos os espaços, independente de desfrutá-los ou não. 2. RESGATE DA HISTÓRIA DA ESCOLA (2008) - Objetivo: ”Vestir a Camiseta” assumindo uma postura ativa como integrante da escola. Algumas das ações realizadas: entrevistas com alunos, ex-alunos (doadora do terreno onde a escola foi construída, primeira professora e moradores antigos); criação de um áudio visual contando a história da escola em décadas; 3. OS QUATRO ELEMENTOS ESSENCIAIS À VIDA: ar, terra, fogo e água (2008) - Objetivo: Refletir sobre a essência da vida e acerca de nossa responsabilidade permanente para que a vida em nosso planeta tenha continuidade. 4. AUTOCONHECIMENTO E AÇÃO CIDADÃ (2008- 2009) - Objetivo: Desenvolver o sentimento de solidariedade e auto-estima buscando uma ação transformadora do presente e do futuro.
EMEF Padre Nóbrega, que desenvolveu o projeto “Construindo Cidadania” Com o objetivo de conhecer os problemas da comunidade e ajudar de forma eficiente e continua na resolução destes, o grupo se reuniu e procurou meios para ajudar a solucionar os problemas da comunidade. A partir de reuniões na comunidade decidiram apoiar a realização do projeto de construção de um Complexo Desportivo com Unidade Básica de Saúde e a construção de redutores de velocidades (quebra-molas) na Av. Osvaldo Cruz, uma vez que esta causa irá beneficiar toda a comunidade, com o posto de saúde e a segurança no trânsito para aquelas crianças que tem que atravessar a Osvaldo Cruz para chegar até a escola. Entre outras ações, realizaram um abaixo-assinado na comunidade, se solidarizando com a causa, e este foi entregue ao Senhor Prefeito em reunião com os integrantes do projeto e membros da comunidade. O Projeto também foi exposto na Mostra Pedagógica da Escola.
EMEF Pão dos Pobres, que participa com “Cidadão Atento, Aprendendo Valores”. - Nas aulas de Geografia foram trabalhados todos os temas referente as questões sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais dos países subdesenvolvidos e dos países desenvolvidos. O projeto foi elaborado a partir dos estudos de textos, reportagens, discussões, análise de documentários, organização de pequenos grupos de estudo e a apresentação para os alunos das turmas dos anos iniciais de uma forma lúdica. Na disciplina de Ciências, paralelos aos estudos referentes ao corpo humano foram abordadas as questões e aplicações dos impostos ligados à saúde no Brasil. Na disciplina de Matemática os dados coletados sobre investimentos na saúde serão trabalhados na elaboração e análise de gráficos. Na disciplina de Português o assunto Educação Fiscal está sendo trabalhado com interpretações de textos, debate e na elaboração das dissertações, que culminará com apresentações orais e montagens de painéis. Na disciplina de Ensino Religioso juntamente com o trabalho da Orientadora Educacional está sendo desenvolvidas atividades referentes aos direitos e deveres do cidadão. E, na disciplina de Educação Artística está sendo desenvolvida através de atividades de expressão corporal (dança), expressão oral e escrita (paródia).
A Comissão Avaliadora foi composta por: - Cezar Busatto – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos; - Jussara Maria Roratto – 8ª Coordenadoria regional de Educação; - Gladis Borin – Secretaria de Município da Educação; - Luciane Montedo – Programa Municipal de Educação Fiscal. - Marco Aurélio Teixeira – Receita Federal do Brasil;
Um festival de cidadania. Foi o que se presenciou na tarde de quarta-feira no salão de eventos do Park Hotel Morotin. As 17 apresentações que encerraram o 3º Festival Cid Legal Canta e Dança foram uma pequena mostra de todos os espetáculos realizados neste ano pelas 45 escolas e cerca de 750 estudantes que se apresentaram nas eliminatórias do Festival, envolvendo 6.000 estudantes.
O Festival Cid Legal, já em sua terceira edição, iniciou em abril deste ano, com as dezenas de escolas envolvidas participando ativamente do processo de criação, produção e apresentação das danças e paródias relacionadas à Educação Fiscal, tais como função social dos tributos, aplicação dos recursos públicos, participação social e cidadania.
Enfim, foi uma grande festa, onde ganha a cidadania, com o fundamental apoio dos professores, os quais aceitam o desafio de construir diariamente a cidadania com seus brilhantes alunos. CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL:
Faixas apresentadas pelas escolas durante as eliminatórias regionais
Acontece nesta quarta-feira, dia 04 de novembro, no Park Hotel Morotin a Grande Final do 3º Festival Cid Legal Canta e Dança. O Festival de danças e paródias que mobilizou cerca de 6.000 estudantes da rede de ensino de Santa Maria durante o ano letivo, se encerra nesta quarta-feira com16 apresentações de 15 escolas municipais e estaduais de nossa cidade.
O evento desta quarta-feira, que inicia às 13:30, contará com um público de aproximadamente 1.500 pessoas e com 16 apresentações de 150 estudantes artistas e 24 professores. A tarde promete ser muito animada.