terça-feira, 10 de novembro de 2009

PRÊMIO ESTUDANTE CIDADÃO




O QUE: Entrega de troféus e medalhas do Prêmio Estudante Cidadão
QUANDO: Dia 08 de novembro, às 17 horas
ONDE: Auditório do Pavilhão de Inovação da FEISMA/2009
PÚBLICO: Estudantes e professores envolvidos com os projetos, Comunidade em geral.

PRÊMIO ESTUDANTE CIDADÃO

Aconteceu, no último domingo, no Pavilhão de Inovação da FEISMA/2009, a cerimônia da entrega de troféus do Prêmio Estudante Cidadão.
Há oito meses quatro escolas de Santa Maria inscritas no Prêmio Estudante Cidadão vinham desenvolvendo projetos em suas escolas e comunidades com o objetivo principal de construir cidadania. No domingo, ocorreu a cerimônia de reconhecimento, onde foram apresentados ao público cada um dos projetos desenvolvidos. Os estudantes e professores envolvidos receberam os troféus e medalhas como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
Prestigiaram os projetos apresentados no evento, realizando a entrega dos troféus e medalhas aos professores e estudantes envolvidos nos projetos, Alexandre Rampelotto, Delegado da Receita Federal do Brasil; o prefeito Municipal César Schirmer; Antônio Carlos Lemos, Secretário de Finanças do Município e Cezar Busatto, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos do Município.
O Prefeito Cesar Schirmer ficou emocionado com os depoimentos dos estudantes que participaram do projeto, salientando a importância apoiar de iniciativas como essas para desenvolver uma sociedade mais justa e fraterna.
Para o Programa Municipal de Educação Fiscal, promotor do evento, a prática da cidadania ocorre no cotidiano, demonstrada na relação dos estudantes entre si, entre estes e seus mestres, entre vizinhos, nas relações de troca e nas relações de cada cidadão com seu ambiente, seja ele o ambiente natural (meio ambiente) ou artificial (escolas, praças, vias públicas). Por isso, é papel da educação proporcionar a reflexão sobre essas relações, bem como estimular atitudes em que o próprio cidadão se coloque na posição de responsável por seu destino e como um ser capaz de influenciar positivamente o destino de sua comunidade. O Prêmio Estudante Cidadão foi elaborado visando cumprir parte deste papel, trazendo a educação para além dos limites físicos da escola, estimulando, assim, o exercício pleno da cidadania entre os educandos.



PREMIAÇÃO:

EMEF CAIC Luizinho De Grandi
Projeto: Webquest: Educação Fiscal – Estudante Cidadão
PRÊMIO – TEMA DESTAQUE: Função Social dos Tributos

EMEF Irmão Quintino
Projeto: Cuidando da Vida
PRÊMIO – TEMA DESTAQUE: Questão Ambiental

EMEF Padre Nóbrega
Projeto: Construindo Cidadania
PRÊMIO- TEMA DESTAQUE: Orçamento Público e Participação Popular

EMEF Pão dos Pobres
Projeto: Cidadão atento, aprendendo valores
PRÊMIO – TEMA DESTAQUE: Função Social dos Tributos


RESUMO DO PROJETOS/PRÊMIO ESTUDANTE CIDADÃO:

EMEF CAIC Luizinho De Grandi, com o projeto da “Webquest: Educação Fiscal – Estudante Cidadão”- Como motivação inicial, foi elaborada uma Webquest com o objetivo de orientar o trabalho de pesquisa sobre o assunto proposto. Os alunos se concentraram na Sala de Informática, onde, através de sites previamente pesquisados, puderam complementar seus conhecimentos sobre sua postura como cidadãos conscientes. Após o trabalho de embasamento teórico foram realizadas entrevistas na comunidade e constatados vários problemas que afligem a comunidade, tais como: falta de saneamento e pavimentação. Durante o processo foi proporcionado que cada aluno entendesse como se dão as relações de poder e cidadania na sociedade e que possam exercer seu papel de cidadão, enquanto contribuintes na construção de uma nação solidária.

EMEF Irmão Quintino, participando com o projeto “Cuidando da Vida”
O Projeto Cuidando da Vida foi inscrito no Prêmio Estudante Cidadão em 2009, porém iniciou em 2007 e foi dividido em 4 etapas:
1. NOSSA VIDA, NOSSA VILA (2007, 2008, 2009) - Objetivo: Conhecer e atuar positivamente na sociedade, reforçando a importância de cuidar do patrimônio da escola, assim como de todos os espaços, independente de desfrutá-los ou não.
2. RESGATE DA HISTÓRIA DA ESCOLA (2008) - Objetivo: ”Vestir a Camiseta” assumindo uma postura ativa como integrante da escola.
Algumas das ações realizadas: entrevistas com alunos, ex-alunos (doadora do terreno onde a escola foi construída, primeira professora e moradores antigos); criação de um áudio visual contando a história da escola em décadas;
3. OS QUATRO ELEMENTOS ESSENCIAIS À VIDA: ar, terra, fogo e água (2008) - Objetivo: Refletir sobre a essência da vida e acerca de nossa responsabilidade permanente para que a vida em nosso planeta tenha continuidade.
4. AUTOCONHECIMENTO E AÇÃO CIDADÃ (2008- 2009) - Objetivo:
Desenvolver o sentimento de solidariedade e auto-estima buscando uma ação transformadora do presente e do futuro.

EMEF Padre Nóbrega, que desenvolveu o projeto “Construindo Cidadania”
Com o objetivo de conhecer os problemas da comunidade e ajudar de forma eficiente e continua na resolução destes, o grupo se reuniu e procurou meios para ajudar a solucionar os problemas da comunidade. A partir de reuniões na comunidade decidiram apoiar a realização do projeto de construção de um Complexo Desportivo com Unidade Básica de Saúde e a construção de redutores de velocidades (quebra-molas) na Av. Osvaldo Cruz, uma vez que esta causa irá beneficiar toda a comunidade, com o posto de saúde e a segurança no trânsito para aquelas crianças que tem que atravessar a Osvaldo Cruz para chegar até a escola. Entre outras ações, realizaram um abaixo-assinado na comunidade, se solidarizando com a causa, e este foi entregue ao Senhor Prefeito em reunião com os integrantes do projeto e membros da comunidade. O Projeto também foi exposto na Mostra Pedagógica da Escola.

EMEF Pão dos Pobres, que participa com “Cidadão Atento, Aprendendo Valores”. - Nas aulas de Geografia foram trabalhados todos os temas referente as questões sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais dos países subdesenvolvidos e dos países desenvolvidos. O projeto foi elaborado a partir dos estudos de textos, reportagens, discussões, análise de documentários, organização de pequenos grupos de estudo e a apresentação para os alunos das turmas dos anos iniciais de uma forma lúdica. Na disciplina de Ciências, paralelos aos estudos referentes ao corpo humano foram abordadas as questões e aplicações dos impostos ligados à saúde no Brasil.
Na disciplina de Matemática os dados coletados sobre investimentos na saúde serão trabalhados na elaboração e análise de gráficos. Na disciplina de Português o assunto Educação Fiscal está sendo trabalhado com interpretações de textos, debate e na elaboração das dissertações, que culminará com apresentações orais e montagens de painéis.
Na disciplina de Ensino Religioso juntamente com o trabalho da Orientadora Educacional está sendo desenvolvidas atividades referentes aos direitos e deveres do cidadão. E, na disciplina de Educação Artística está sendo desenvolvida através de atividades de expressão corporal (dança), expressão oral e escrita (paródia).


A Comissão Avaliadora foi composta por:
- Cezar Busatto – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos;
- Jussara Maria Roratto – 8ª Coordenadoria regional de Educação;
- Gladis Borin – Secretaria de Município da Educação;
- Luciane Montedo – Programa Municipal de Educação Fiscal.
- Marco Aurélio Teixeira – Receita Federal do Brasil;

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