sexta-feira, 24 de setembro de 2010

4º FESTIVAL CID LEGAL CANTA E DANÇA

Escola do Distrito de Boca do Monte participa
do 4º Festival Cid Legal Canta e Dança


No dia  09 de setembro de 2010, às 16 h, reuniram-se a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, representada pelo Professor Luis Tonetto e Rosângela Sartori Chagas e a equipe do Programa Municipal de Educação Fiscal, representada por Rozania Rosa, disseminadora de Educação Fiscal e Helaine Simon, coordenadora adjunta do PMEF para prestigiar as apresentações da Escola Estadual de Ensino Fundamental Almiro Beltrame.
A tarde ensolarada, contou com aproximadamente 100 alunos que demonstraram o seu trabalho de conscientização cidadã. A atividade transcorreu com a participação de toda a equipe diretiva e os professores.
A primeira apresentação foi da professora Izane Dalla Nora da disciplina de Artes. Era composta de 05 componentes. A simulação foi em relação a compra de uma “calça” sem a nota fiscal. Como deve ser o destino do dinheiro público, a participação do funcionalismo público em relação a informação e orientação das ações, até chegar a uma punição. A divergência também aparece nas relações pessoais que enfrenta-se no dia-a-dia.
O ballet coordenado pela professora Ana Paula da Rosa Cristino com a música “Onde está o dinheiro” da cantora Gal Costa e representada pelos alunos dos anos iniciais, salientou o fragmento “onde está o dinheiro, gato comeu e o gato fugiu e seu paradeiro está no estrangeiro” – coreografia de resgate dos valores do nosso país.
Acredito na rapazeada - Gonzaguinha – 07 componentes e apresentando uma coreografia divertida, com muita organização, salientando a importância do Brasil e o do patriotismo. O desejo de um Brasil mais honesto e que a garotada está à disposição para enfrentar o problema que vier, com a maturidade de gente grande e cobrar responsabilidade de nossos gestores públicos .
As professoras de português Maria Regina Caetano Soares e artes, Izane Dalla Nora desenvolveram o tema educação fiscal de 5ª a 8ª série, com a seguinte paródia “Querência”. A primeira noção sobre paródia foi desenvolvida sobre a pergunta: O que é Educação Fiscal? E o que eles já sabiam sobre o tema. A seguir seguiram-se as escolhas das músicas e, então, foi selecionada : Querência Amada - Letra de Teixeirinha com a interpretação de Osvaldir e Carlos Magrão.

O fragmento que ressalta a importância do nosso Sul:
“Quem quiser ser como eu
Luta pelo seu país...”

“ Gostei do incentivo que o Programa Municipal de Educação Fiscal deu para a nossa escola e gostaria de que fosse implantado nas outras escolas. Espero que mais escolas se engajem nessa proposta.” Professora Maria Regina Caetano Soares.

O professor Beno Prochnow ( professor e engenheiro florestal ) entregou para o PMEF mudas ... que além de belas e ornamentais , sendo suas frutas saborosas e medicinais. As mudinhas serão distribuídas para as três escolas rurais que estão participando do Festival Cid Legal Canta e Dança.
A escola Almiro Beltrame participa há dois anos do Programa Municipal de Educação Fiscal e mostrou unidade de ação e comprometimento com a cidadania.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Procurando alguma coisa?