quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ENTREGA DE CERTIFICADOS - CAIC


No dia 25 de agosto de 2010, às 19 h, depois de muitos meses de trabalho, surge uma noite de alegria e muita festa, pois foi o dia da entrega de certificados, esperado por todos os alunos, comunidade e equipe da escola CAIC – Luizinho De Grandi. Estiveram presentes ao evento a representante da Secretaria de Educação, professora Mara Regina Pacheco da Luz, a representante da Prefeitura Municipal de Santa Maria, professora Silvana Camargo, e o Programa Municipal de Educação Fiscal - PMEF esteve representado pela Coordenadora Adjunta, professora Helaine Simon, e a Disseminadora Rozania Rosa.


O projeto teve como objetivo, além de aplicar a missão do PMEF que é “Conscientizar a sociedade, através da escola, da função sócio-econômica do tributo, buscando despertar no cidadão a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, tendo em vista o benefício de toda a população”, possibilitando a concretização da mesma através de produtos criados e fabricados pelo próprio educando, e também buscou auxiliar no combate à evasão escolar. Este projeto tem como objetivos específicos: acreditar que a educação é o único caminho para desenvolvimento; possibilitar ao aluno um conhecimento para que possa buscar a auto-sustentação; facilitar e exercer o papel de mediador e facilitador das atividades desenvolvidas em equipe; proporcionar uma avaliação real das responsabilidades, como por exemplo: do diretor da escola, gestores e autoridades, conhecer as atribuições dos nossos governantes e o gerenciamento do bem público. Foi dado um enfoque ainda as qualidades necessárias para ser um administrador; conhecer o destino dado aos impostos recolhidos de forma concreta e destina-los a uma entidade de caridade sem fins lucrativos assim como os que pagamos aos cofres públicos; registrar e desenvolver com responsabilidade cada uma das atividades propostas; aprender a calcular o valor pago por nós aos cofres públicos; liderar a equipe com seriedade em suas ações e ponderações; entusiasmar-se com as atividades propostas não observando apenas o lado negativo; capacidade de trabalho; vontade de vencer e transformar sua realidade; capacidade de trabalhar em equipe e ajustar as dificuldades na vida profissional e social.

Os alunos, com estes produtos produzidos e comercializados, obtiveram um lucro considerado satisfatório, o que os levou a destinar a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer. - AAPECAN aproximadamente 50 quilos em gêneros alimentícios não perecíveis.

Com as atividades desenvolvidas espera-se que o aluno tenha mais uma oportunidade de se inserir-se no mercado de trabalho ou buscar a construção de uma microempresa individual. Uma das alunas participantes do projeto já manifestou a intenção de constituir uma empresa individual.

A diretora da escola Maria Helena Conte salientou a importância de empreender e o seu significado, e citou ainda o pensamento “Somente aqueles que enfrentam as dificuldades, conhecem o meio para dominá-las". (M.Taniguchi).

Existe uma empolgação com o sucesso do Projeto, o que levará outros grupos a desenvolverem ações semelhantes no próximo semestre.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Procurando alguma coisa?